A forma da pirâmide etária acima apresentada indica que na década de 1980 o brasil

Estes exercícios sobre a estrutura da população brasileira auxiliam nos estudos sobre como a dinâmica demográfica no Brasil expressou-se nos últimos decênios. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

A forma da pirâmide etária acima apresentada indica que na década de 1980 o brasil

Pirâmide etária brasileira durante a década de 1980

(Fonte: IBGE, Projeção da População. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/)

A forma da pirâmide etária acima apresentada indica que, na década de 1980, o Brasil

a) apresentava elevados índices de natalidade e mortalidade

b) era composto com uma população predominantemente adulta

c) estava em franco processo de explosão demográfica

d) obteve sucessão nas políticas sanitárias e de controle da mortalidade

e) sofria demasiadamente com os baixos índices de fertilidade

 “A população brasileira cresceu 0,9%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Neste ano, o Brasil tem 201,03 milhões, ou seja, 1,79 milhão a mais do que no ano passado (199,24 milhões).

O crescimento é menor do que o observado entre 2011 e 2012, que havia sido 0,93%. Segundo o pesquisador do IBGE Gabriel Borges, a tendência é que o ritmo de crescimento da população caia até 2042, ano em que a população brasileira para de crescer. “A população vai crescendo, cada vez menos, até 2042, quando começa a diminuir”, disse ele (...)”.

(ABDALA, V. População brasileira cresce 0,9% entre 2012 e 2013. Agência Brasil, 29-08-2013. Disponível em: http://memoria.ebc.com.br).

Uma possível consequência direta da progressiva diminuição do crescimento populacional do Brasil nos próximos anos é:

a) a redução do número de mortes

b) o envelhecimento populacional

c) a ampliação da população economicamente ativa

d) o controle das migrações internas

e) o fim do inchaço habitacional nas metrópoles

Desde meados da década de 1970 que o Brasil vem registrando taxas de natalidade proporcional e sequencialmente menores em relação ao quantitativo populacional total. Assinale o fator que NÃO possui relação com esse fenômeno demográfico:

a) diminuição da população rural

b) difusão do planejamento familiar

c) incentivos públicos para métodos contraceptivos

d) inclusão da mulher no mercado de trabalho

e) controle populacional rígido do Estado

(ENEM/2003) O quadro abaixo mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX.

A forma da pirâmide etária acima apresentada indica que na década de 1980 o brasil

Dados do crescimento natural do Brasil no século XX

Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre

a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar.

b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica.

c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade.

d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica.

e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico.

respostas

Em geral, pirâmides populacionais que apresentam a base larga e o topo muito fino indicam uma elevada fertilidade e, consequentemente, uma alta taxa de natalidade, mas também uma grande taxa de mortalidade, haja vista que poucos atingem as idades mais avançadas. Esse tipo de pirâmide reflete realidades econômicas como a do Brasil na década de 1980, com poucos avanços nas perspectivas sanitárias e de controle de mortes, além de baixa efetividade no controle populacional.

Alternativa correta: letra A.

Voltar a questão

Com a diminuição do crescimento populacional, há uma menor quantidade proporcional do número de jovens, enquanto o número de idosos eleva-se, sobretudo pelas melhorias sociais que permitem uma maior longevidade. Com isso, a principal consequência desse processo é o envelhecimento populacional.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão

Dentre as principais causas da redução das taxas de mortalidade no Brasil, destacam-se a diminuição da população rural (que geralmente registra taxas de crescimento maiores), a adoção de estratégias de planejamento familiar, a promulgação de incentivos públicos (como a distribuição de camisinhas e anticoncepcionais para a população), a inclusão da mulher no mercado (o que aumenta a exigência para que ela não engravide com frequência), dentre outros.

Por outro lado, embora houvesse ações públicas nesse sentido, não houve um controle rígido do Estado para conter o número de nascimentos, tal como ocorre na China, para citar um exemplo.

Alternativa correta: letra E

Voltar a questão

O crescimento natural representado no quadro, também conhecido como crescimento vegetativo, é o resultado da diferença do número de nascimentos pelo número de óbitos. Esse dado indica o crescimento da população sem considerar o saldo migratório.

Observando a tabela presente no texto e as taxas acima da média entre os anos de 1950-1960 e 1960-1970, percebemos que foi esse período que marcou o ápice da explosão demográfica brasileira.

Alternativa correta: letra B

Voltar a questão

A forma da pirâmide etária acima apresentada indica que na década de 1980 o brasil

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que podemos dizer sobre a pirâmide etária do Brasil em 1980?

Na década de 1980 o Brasil era considerado um país jovem, ou seja, com a base da pirâmide (idades entre 0 a 19 anos) mais larga, com maior número de pessoas que as demais faixas da pirâmide, a transição que ocorre nos seguintes 35 anos, até 2015, onde a maior faixa é a adulta, é devido ao aumento da expectativa de vida ...

Qual é a pirâmide etária do Brasil?

A população acima de 30 anos de idade registrou um crescimento em 2019, atingindo 57,7%- estimativa maior que a de 2012 (52,4%). Os grupos de 30 a 39 anos, correspondiam a 15,8% da população residente. Já os grupos de 40 a 49 anos, 13,8%, 50 a 59 anos, 12,4% e 60 a 64 anos, 4,9%.

O que revela uma pirâmide etária com base larga e o topo estreito exemplo pirâmide 1980?

Uma pirâmide etária com a base larga indica que a população apresenta uma elevada taxa de natalidade, ou seja, um grande número de nascimentos. Já um topo estreito indica que determinada população ainda não apresenta uma elevação da longevidade, também chamada de expectativa de vida.

Quais são as principais características da pirâmide etária brasileira?

A outra característica da atual pirâmide demográfica brasileira é a sua população adulta. Este aspecto deve-se ao fato do Brasil se encontrar em uma fase de transição demográfica entre uma pirâmide de base larga e topo estreito para uma pirâmide de base estreita e topo largo.