A economia do oriente médio gira predominantemente em torno da exploração de combustíveis fósseis

A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

Dentre as diversas jazidas de petróleo do Oriente Médio, a concentração maior do recurso está no Golfo Pérsico e na Mesopotâmia, os quais juntos possuem cerca de 60% de toda reserva do planeta.

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

A imensa reserva de petróleo existente no subcontinente, aliada a outros fatores de caráter econômico e político, favoreceram a criação da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), em 1960, que é considerada um dos maiores cartéis do mundo.

Atualmente, a Opep produz aproximadamente 40% de todo petróleo extraído no mundo e 70% das exportações desse recurso em todo o globo. Essa organização tem como principais mercados as grandes potências mundiais, especialmente os países europeus como Alemanha e França, além do Japão e dos Estados Unidos. O país norte-americano mesmo sendo um grande produtor necessita do produto importado, uma vez que não é auto-suficiente em tal recurso. Esse fato favorece a interferência das grandes nações no cenário geopolítico do Oriente Médio.

A Opep está sediada na Europa, mais precisamente na Áustria, na cidade de Viena. Inserem nessa organização onze países, seis são do Oriente Médio: Arábia Saudita (maior produtor mundial), Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Catar. Outros cinco países completam a lista, que são: Argélia, Líbia, Nigéria, Indonésia e a Venezuela.

É bom destacar que a limitação econômica em relação ao petróleo pode impedir que os países se desenvolvam em outras atividades produtivas, como a industrial. Dessa forma, grande parte das nações do Oriente Médio não é considerada industrializada, salvo Israel que detém índices melhores em relação a seus vizinhos. O que deve ser levado em conta é o esgotamento de recursos minerais, em que o petróleo está inserido, pois assim, quando as jazidas se findarem, as economias que dependem da atividade vão ingressar em um colapso econômico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Oriente Médio é uma região geográfica localizada entre os continentes europeu, africano e asiático. Ele é formado historicamente por um conjunto de 18 países e territórios. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um país do Oriente Médio:

a) Israel

b) Iraque

c) Ucrânia

d) Líbano

e) Turquia

Qual das alternativas abaixo descreve uma característica natural do Oriente Médio?

a) Ocorrência de tipos climáticos que variam do árido ao semiárido.

b) Predomínio de formas de relevo de planície em todos os países.

c) Registro de rios perenes com grande disponibilidade hídrica.

d) Distribuição constante de chuvas ao longo das estações do ano.

e) Presença de pequenas reservas de recursos minerais e energéticos.

A demografia dos países do Oriente Médio é bastante heterogênea e, por vezes, possui indicadores de concentração populacional elevados. Nesse contexto, quais são os dois países mais populosos do Oriente Médio?

a) Iêmen e Turquia

b) Turquia e Irã

c) Afeganistão e Omã

d) Síria e Omã

e) Afeganistão e Irã

Os países do Oriente Médio apresentam, de maneira geral, alta taxa de crescimento populacional. Um dos motivos para esse cenário demográfico é o

a) aumento da geração de renda per capita.

b) diminuto registro de mortalidade infantil.

c) elevado índice de imigração internacional.

d) uso de políticas de incentivo à fertilidade.

e) acentuado número de filhos por mulher.

A economia do Oriente Médio gira predominantemente em torno da exploração de combustíveis fósseis, com destaque para o

a) estanho.

b) cobre.

c) caulim.

d) ouro.

e) petróleo.

A infraestrutura do Oriente Médio vem evoluindo ao longo dos últimos anos, em especial, devido ao aumento da importância econômica dessa região, com destaque para a exportação de combustíveis fósseis. Nesse contexto, o equipamento de infraestrutural local que realiza a travessia marítima entre Ásia e Europa e possui grande importância política e econômica é o

a) Gasoduto da Rússia.

b) Canal do Panamá.

c) Oleoduto do mar Aral.

d) Canal de Suez.

e) Porto de Roterdã.

O Oriente Médio é uma região estratégica a nível mundial e fortemente marcada pelos conflitos militares. São exemplos de países dessa região que vivenciaram grandes conflitos em nível internacional nas últimas décadas:

a) Paquistão, Chipre e Iraque

b) Omã, Emirados Árabes e Irã

c) Afeganistão, Iraque e Síria

d) Turcomenistão, Síria e Iraque

e) Marrocos, Iraque e Barein

O único país do Oriente Médio que possui população predominantemente judaica é ____________. Essa nação possui ainda muitas particularidades quando comparada aos demais países do Oriente Médio, como o desenvolvimento econômico e a liberdade de expressão.

Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna?

a) Iraque

b) Kwait

c) Líbano

d) Israel

e) Barein

(FAG 2018) Apesar da elevada renda per capita, advinda da exportação de petróleo, o Oriente Médio encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. Dentre as causas desses problemas, podemos destacar:

a) a elevada porcentagem de analfabetismo e a distribuição igualitária da renda.

b) a falta de acesso ao mar e a escassa rede hidrográfica.

c) a persistência do nomadismo e a elevada porcentagem de universitários na população.

d) o baixo crescimento populacional e o elevado padrão e consumo da população.

e) a aridez do clima e o baixo nível técnico da população.

(PUC-RS) Guerras civis e guerras de fundamentalistas religiosos têm provocado atentados terroristas como, por exemplo, o ocorrido em Paris, em 13 de novembro último. Também como consequência trágica desses conflitos, um contingente considerável de pessoas migra entre o Oriente Médio e a Europa, caracterizando a formação de grupos de refugiados em deslocamento. Esse tipo de mobilidade humana abandona áreas conflagradas em busca de paz e qualidade de vida. Nesse contexto, podemos considerar como uma área de repulsão e como uma área de atração de grupos de refugiados, respectivamente,

a) o Iraque e a Polônia.

b) o Irã e Portugal.

c) o Líbano e a Grécia.

d) a Síria e a Alemanha.

e) o Iêmem e a Itália.

(UFG) O grupo extremista Estado Islâmico (ISIS) originou-se na Al-Qaeda. O Estado Islâmico se fortaleceu após a retirada de tropas do Oriente Médio pelos EUA. Esse grupo cobra impostos nas áreas dominadas, rouba bancos e contrabandeia petróleo. O objetivo politico do Estado Islâmico é

a) confiscar as ricas fontes de recursos na Síria e no Iraque para mostrar força e recrutar novos adeptos islâmicos.

b) executar as pessoas que se recusam a se converter ao islamismo sunita e divulgar imagens de decapitações.

c) construir o Estado Islâmico sunita sob regime radical e controlar territórios na Síria, no Iraque e em outros países.

d) receber o apoio financeiro do Ocidente pela participação na guerra civil na Síria e manter cerca de 10 mil combatentes.

e) reiterar o presidente Bashar al-Assad do poder na Síria e romper a ligação xiita iraniana com o mar Mediterrâneo.

(Enem) Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, a orla do Golfo Pérsico ganha milionárias ilhas artificiais, o centro financeiro anuncia para breve a torre mais alta do mundo (a Burj Dubai) e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.

Disponível em: http://viagem.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).

No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultados do(a)

a) criação de territórios políticos estratégicos.

b) preocupação ambiental pautada em decisões governamentais.

c) utilização de tecnologia para transformação do espaço.

d) demanda advinda da extração local de combustíveis fósseis.

e) emprego de recursos públicos na redução de desigualdades sociais.

Letra C

A Ucrânia é um país localizado na Europa, mais precisamente na Europa Oriental, sendo assim o único país que não faz parte do Oriente Médio entre os citados. Já Israel, Iraque, Líbano e Turquia estão localizados no Oriente Médio.

Letra A

O clima da maior parte das porções do Oriente Médio é tipicamente árido e/ou semiárido. Esse tipo climático possui baixíssima umidade e elevada amplitude térmica, e a ocorrência de precipitações é bastante rara ao longo do ano.

Letra B

A Turquia e o Irã são os países mais populosos do Oriente Médio, ou seja, possuem um elevado número de população absoluta. Tanto a Turquia quanto o Irã têm cerca de 80 milhões de habitantes.

Letra E

A população do Oriente Médio apresenta elevado crescimento populacional em razão, prioritariamente, do grande número de filhos por mulher. Esse cenário demográfico é resultado, principalmente, de questões culturais que fazem com que as mulheres da região tenham, de forma geral, muitos filhos.

Letra E

O Oriente Médio tem como principal riqueza mineral e produto de exportação o petróleo. A referida região concentra o maior volume de produção e comercialização desse combustível fóssil em todo o globo.

Letra D

O Canal de Suez é uma via marítima artificial navegável localizada no Oriente Médio. Ele faz a ligação entre o mar Vermelho e o mar Mediterrâneo. A rota desse canal possui grande importância na comercialização dos combustíveis fósseis produzidos no Oriente Médio.

Letra C

O Afeganistão, o Iraque e a Síria são países do Oriente Médio que sofreram intensos embates militares que envolveram tropas internacionais ao longo das últimas décadas. Esses conflitos agravaram o cenário econômico, político e social do Oriente Médio.

Letra D

Israel é o único país de maioria judaica no Oriente Médio. Essa nação, considerada muito desenvolvida e industrializada, possui aspectos econômicos, culturais e sociais bastante diferentes dos demais países da região.

Letra E

O Oriente Médio, apesar da pujança da produção petrolífera, apresenta alguns aspectos que dificultam o seu desenvolvimento. As condições climáticas adversas e o baixo acesso da população à educação são exemplos desse cenário.

Letra D

A Síria, em razão dos recorrentes conflitos militares, é uma área de repulsão de população do Oriente Médio, ou seja, onde há a saída de um grande volume de refugiados. Já a Alemanha, país europeu, é uma área de atração de refugiados, em razão de deter melhores condições de vida para a população.

Letra C

O principal objetivo do Estado Islâmico, que tem sua origem no Oriente Médio, é fundar uma nação baseada na interpretação radical dos preceitos da lei islâmica. Esse agrupamento, reconhecido como grupo terrorista pela comunidade internacional, atua de forma massiva na Síria e no Iraque.

Letra C

A cidade de Dubai está localizada nos Emirados Árabes Unidos. Esse país do Oriente Médio é um grande produtor de petróleo. Assim, por meio das divisas geradas pela comercialização desse recurso, há um forte investimento em termos de infraestrutura. Nesse contexto, a cidade de Dubai é um exemplo da modificação do espaço por meio da ação do capital e da utilização de ferramentas tecnológicas de ponta.

Qual é a principal atividade econômica do Oriente Médio?

O principal sustento da economia do Oriente Médio é a extração de petróleo. Isso porque, nessa região, está concentrada a maior reserva petrolífera do mundo, aproximadamente 65% de todo o petróleo mundial!

Por que o Oriente Médio apresenta bastante importância na economia global?

A região é responsável por mais da metade de toda a produção mundial de petróleo, portanto, apresenta uma grande importância em termos econômicos e geopolíticos para o mundo. Os principais países exportadores de petróleo são: Arábia Saudita. Irã

Por que há tanto petróleo nos países do Oriente Médio?

No Oriente Médio, duas placas tectônicas estão em choque. O atrito provoca a formação de vãos nas camadas geológicas, abrindo espaço para o acúmulo do óleo. O sal da superfície ajuda a evitar a penetração de água, o que estragaria as jazidas.

Qual região mundial é a principal produtora e exportadora de petróleo?

Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá.